top of page

GTA 6 terá um desempenho melhor no Xbox Series X?

Por Carlos Eduardo | Editado pela Equipe CB90 | 27/02 de Fevereiro de 2023 às 14:05





Um jornalista do site Rockstar Mag, afirma que este será o melhor console para rodar GTA 6 e explicou os motivos para isso em uma sequência de tweets no Twitter. De acordo com Aleix Venturas, Grand Theft Auto VI terá um desempenho melhor no Xbox Series X!


Desde o lançamento dos Consoles da Sony e da Microsoft, muitos jogos tiveram uma melhor performance no Xbox Series X, entretanto há algumas informações que precisamos entender antes de criticar.



A engine proprietária da Rockstar Games (RAGE Engine) tem sido uma das melhores da indústria, por exemplo, a produtora conseguiu rodar Grand Theft Auto 5 com apenas 256 Mb de RAM no PlayStation 3.


Esta engine permite, por exemplo, reduzir o número de polígonos a serem exibidos, sem que isso impacte a qualidade do jogo, assim texturas de alta resolução podem ser carregadas na memória RAM, mesmo em áreas distantes.


 

"Rockstar Advanced Game Engine é um motor de jogo proprietário desenvolvido pela empresa Rockstar Games e por sua subsidiária Rockstar San Diego, baseada nos Estados Unidos. O motor utiliza a tecnologia motion capture, e foi desenvolvido visando facilitar e melhorar a realidade dos jogos da nova geração."


 

O jornalista ainda diz que o longo tempo de carregamento “não é apenas uma questão de velocidade do SSD, mas principalmente de descompactação e “análise” dos arquivos do jogo. É, portanto, acima de tudo, a CPU e a RAM que estão trabalhando mais uma vez.”


A RAGE Engine é otimizada para trabalhar com CPU/GPU, assim como a API gráfica da Microsoft, DX12 que está muito otimizada para estes trabalhos.




 

Mas Qual a principal diferença de desempenho do Xbox Series X para o PS5?



Ambos os consoles são significativamente mais poderosos do que os seus predecessores.


A Série Xbox X é "quatro vezes mais potente do que a Xbox One X". Desfruta de um processador Zen 2 de oito núcleos personalizado que funciona a 3,8GHz por núcleo.

A PlayStation 5 funciona também com um processador Zen 2 de oito núcleos, mas a 3,5GHz por núcleo.


A RAM dentro de ambos é semelhante: 16GB GDDR6. Ambos executam também gráficos RDNA 2. No entanto, a Série Xbox X tem uma ligeira vantagem com a sua GPU com 12 TFLOPS de potência em 52 CUs. Em comparação, a PS5 tem 10,3 TFLOPS de potência através de 36 CUs.


Isto significa efectivamente que os programadores podem potencialmente obter mais da Série X do que a PS5. E isso provou o caso de certos jogos multiplataforma, com a Série Xbox X a oferecer por vezes resoluções mais elevadas do que a PS5.



Cada consola é capaz de resoluções até 4K (2160p) a 60 fotogramas por segundo. Podem também produzir 120fps, o que é uma opção em alguns jogos, mas apenas até 1440p em ambos os casos.


Cada uma delas inclui suporte para traçado de raio, o que as coloca ao nível das placas gráficas modernas para PC. Introduz reflexos precisos e realistas, iluminação e sombras com grande efeito.


Ambas as consolas também suportam agora taxa de actualização variável (VRR) e modo de baixa latência automática (ALLM), também. Estas enviam eficazmente sinais para uma televisão compatível, tanto para a mudar para o modo de jogo, como para evitar que o ecrã se rasgue nos jogos (combinando directamente a taxa de fotogramas, se for dinâmica).



SSD é onde se encontra com ambas as consolas. Cada uma adoptou uma tecnologia de accionamento de estado sólido para armazenamento, a fim de acelerar os tempos de carregamento.


A Série Xbox X apresenta um SSD interno de 1 TB, com aproximadamente 800GB disponíveis para o utilizador após o software do sistema, etc. É capaz de ler velocidades até 2,4GB/s (ou 4,8GB/s sem compressão).

A PS5 tem menos espaço de armazenamento. O seu SSD oferece 825GB, mas apenas até 700GB desse espaço está disponível para o utilizador. Funciona mais rapidamente, até 5,5GB/s.


Ambos têm a capacidade de aumentar esse espaço de armazenamento através de cartões de expansão. No caso da Xbox, pode adquirir um cartão oficial de expansão de armazenamento de 1TB que se encaixa numa porta dedicada na parte de trás.

A máquina Sony pode ser aumentada através de cartões SSD PCIe Gen4 de terceiros, que se tornaram significativamente mais acessíveis do que a abordagem de opção única da Xbox.


Cada uma das consolas pode também jogar jogos de última geração armazenados em discos rígidos externos e SSDs, tais como os jogos Xbox One e PS4, respectivamente.



Na Questão dos jogos em Nuvens, Ambas as consolas oferecem agora também plataformas de jogos em nuvem, embora a Xbox seja a mais desenvolvida neste momento.


A Xbox tem Cloud Gaming com Xbox Game Pass Ultimate. Vem como parte do serviço de assinatura mensal Game Pass Ultimate e permite jogar mais de 100 jogos Xbox One e Xbox Series X/S em dispositivos móveis.


A PlayStation 5 tem acesso aos três níveis da PlayStation Plus que a Sony relançou em 2022, o que inclui uma gama de jogos em cloud streaming a que se pode aceder. Não é tão completa como a oferta da Xbox e só está disponível nas consolas PlayStation e através de uma aplicação para PC.

 

Desconsiderando a Rivalidade entre Xbox e Playstation, os dois consoles são ótimos, todos entregam uma qualidade desejável e impressionante nisso não há duvidas, caso esteja pensando em adquirir algum pode consultar nossa pagina no Instagram, lá falamos sobre noticias, curiosidades, comparação, gameplays, Descontos toda semana e muito mais!


Para não ficar de fora das noticias que postamos todos os dias, acesse agora Siuca3Restart no seu celular ou PC.

 

Com informações de Viciados e Pocket-Lint.

 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post

©2022 por Siuca3restart. Seu site de noticias e mídias de jogos.

bottom of page