top of page

Porque Resident Evil 4 é um dos melhores da franquia?

Por Carlos Eduardo | Editado pela Equipe CB90 | 21/03 de Março de 2023 às 18:08






Resident Evil 4 foi o game que mais passou por transformações, e isso tudo antes, durante e até mesmo depois de seu lançamento. Foi, também, o game que mais recebeu boatos e rumores, mesmo anos antes de começar a ser produzido. Pode-se dizer, então, que RE4 foi um dos games mais esperados pelos fãs da série, e isso fez com que ele colhesse frutos, mas também gerasse muita discussão entre os seus seguidores.


É indiscutível o fato de que RE4 foi o game mais popular da série, mas também o mais polêmico. Sua fama se deve ao fato da inovação na jogabilidade, de uma trama mais voltada para a realidade atual do mundo e do carisma de seus personagens. Além disso, suas polêmicas também surgem de todos estes elementos inovadores. São as duas faces da moeda de um game totalmente diferenciado dos títulos anteriores.



O jogo traz uma ação frenética, deixando, portanto, um pouco de lado aquele sentimento de medo que os games da geração passada da série traziam. Aqui, o Survival Horror saiu de cena para dar lugar a um gênero de ação até hollywoodiano, onde a temática “todos contra um” toma força e segue do início ao fim.



Este herói é Leon S. Kennedy, o outrora policial novato da polícia de Raccoon City. Agora, ele é um agente do governo americano ligado diretamente ao Presidente, a quem presta os serviços de segurança. A missão de Leon envolve diretamente esta questão, já que ele deve resgatar Ashley Graham, a filha do Presidente americano, que sofrera um sequestro por um misterioso grupo. Informações sobre seu paradeiro, contudo, o levam a seguir as pistas até uma vila hostil e primitiva na Espanha, onde parte do game se desenrola.



Com um enredo, a princípio, totalmente diferente da trama que girava em torno do terror biológico, RE4 já começa sua história com o peso de uma grande revelação para a série. De repente, nos é revelado o fim da empresa Umbrella, a vilã dos games anteriores. Com isto, simplesmente, o título já deixa claro que será um grande divisor de águas, o fim de uma saga e o início de outra. Isso, é claro, em partes, já que velhos conhecidos de games anteriores, além do próprio protagonista, estão presentes na trama, não desamparando os fãs mais nostálgicos.



Desenvolvimento


Projetado inicialmente em dezembro de 1999, Resident Evil 4 foi submetido a um longo período de desenvolvimento durante o qual quatro versões propostas para jogo foram descartadas. Inicialmente desenvolvido para o PlayStation 2, a primeira tentativa foi dirigida por Hideki Kamiya depois que o produtor Shinji Mikami pediu-lhe para criar um novo título para a série Resident Evil. Por volta de 2000, o escritor regular da franquia Noboru Sugimura criou o roteiro com base na ideia de Kamiya para fazer um jogo de ação "legal" e "elegante".


A história foi baseada em desvendar o mistério em torno do corpo do protagonista Tony, Um homem invencível com habilidades e intelecto superior ao de pessoas normais, com suas habilidades sobre-humanas explicadas com base na biotecnologia. Como Kamiya sentiu que o personagem jogável não parecia bravo e heroico o suficiente nas batalhas com a câmera em um ângulo fixo, ele decidiu abandonar os fundos pré-renderizados dos jogos anteriores e em vez disso optou por um sistema de câmera dinâmica.


Com esta nova direção, a equipe precisou fazer uma viagem para a Europa, onde passaram onze dias no Reino Unido e na Espanha, fotografando coisas como estátuas góticas, tijolos e pavimentos de pedra para uso em texturas.



Lançamento


A versão original para o GameCube contou com duas edições de colecionador diferentes. A primeira estava disponível como pré-encomenda e incluía o jogo, um livro de arte do "prólogo" e uma camiseta. A GameStop ofereceu mais uma edição limitada que foi embalada em uma caixa de metal com o livro de arte, um celuloide de Leon e um CD da trilha sonora. A Austrália recebeu uma edição de um coletor exclusiva que veio com o jogo e um disco bônus com entrevistas e filmagens do criador.



Vendas


Um ano após o lançamento oficial, a Capcom anunciou, em janeiro de 2006, que mais de três milhões de cópias tinham sido vendidas para as versões de GameCube e PlayStation 2. Segundo a empresa em um novo comunicado em 17 de janeiro de 2007, as vendas para o GameCube ultrapassaram a marca de um milhão e meio de unidades vendidas em todo o mundo, enquanto a versão do PlayStation 2 tinha vendido mais de dois milhões de cópias. Em 30 de setembro de 2011, foi informado que a versão para Wii tinha vendido 1,9 milhões de unidades.


De acordo com a lista de títulos de platina da Capcom, o jogo vendeu 5,9 milhões de unidades em todos os formatos, tornando-se no quarto jogo de maior venda da série Resident Evil, o qual detém o recorde de "jogo de survival horror com mais vendido" na edição de 2012 do Guinness World Records Gamer's Edition.


Em 2021, as vendas somavam 2,3 milhões de copias no PlayStation 2, PlayStation 4 e Xbox One, dois milhões de unidades no Wii, 1,6 milhões na versão Ultimate HD Edition para Windows e no GameCube e 1,2 milhões de unidades vendidas no PlayStation 3 e Xbox 360.



Resident Evil 4 foi aclamado pela crítica e recebeu uma pontuação global de 96 de 100 no Metacritic para as versões de GameCube e o PlayStation 2.


No Game Rankings, estas versões também têm a classificação mais alta, que superam 95% de aprovação. Além do jogo, os personagens e a história em geral receberam comentários positivos.


Resident Evil 4 Remake será lançado no dia 24 de março para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC (via Steam).


Você pode estar comprando pelo nosso link exclusivo da Amazon.com


Para não ficar de fora das noticias que postamos todos os dias, acesse agora Siuca3Restart no seu celular ou PC.

Com informações de ResidentEvilDatabase

 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post

©2022 por Siuca3restart. Seu site de noticias e mídias de jogos.

bottom of page